Nossa História

História do Rotary Club de Jundiaí

O primeiro Rotary Club foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos, em um pequeno escritório em Chicago nos Estados Unidos. O Rotary chegou ao Brasil em 1923, com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Em Jundial, chegou em 1941, com a fundação de nosso clube em 29 de março daquele ano, sendo seu padrinho o Rotary Club de Campinas, quando era
Governador, do então Distrito 28, Mário Camargo Penteado, contando com a colaboração de Cleso de Castro Mendes e José Dias Leme, todos do RC de Campinas. 
Após a instalação do Clube as primeiras reuniões preparatórias e as ordinárias se realizaram no antigo Hotel Rio Branco, na Vila Arens, próximo à estação ferroviária. Aí permaneceu por algum tempo, com as reuniões tendo início às 19 horas das quartas-feiras. Mais tarde, o Clube transferiu suas reuniões para o Hotel Petroni, que se situava à Rua Barão de Jundiaí, no centro da cidade.
Foram sócios fundadores de nosso clube, conforme constou de lista enviada à secretaria de Rotary International: Antônio Luiz Zorzi, dentista; Aristides Cerqueira Machado, gerente da Caixa Econômica Estadual; Bento do Amaral Gurgel, oficial do Cartório de Registro de Imóveis; Casimiro Brites Figueiredo, farmacêutico; Estevão Kiss, diretor técnico da Argos Industrial; Francisco Pereira de Castro diretor da
pagadoria da Cia. Paulista de Estradas de Ferro; João Burn, proprietário de cerâmica; Johanes Teicher, gerente da fábrica de papel Gordinho Braune; George Delort, gerente da fábrica de tecidos São Jorge; José de Godoy Ferraz, cirurgião dentista; José Pacheco Neto Júnior, diretor do Grupo Escolar do Caxambu; José Romeiro Pereira, advogado criminal; Juvenal Gomes Ferreira, diretor da Estação de Enologia de Jundiaí; Mário Bonn, tabelião; Nelson Villaça, médico; Odil Campos Saes, engenheiro civil; Raphael
Mauro, médico pediatra; Rodolfo Fuchs, proprietário de tecelagem de seda e Samuel Martins, advogado. Entretanto, Clóvis de Sá e Benevides, médico cirurgião, embora não tenha constado da lista de fundadores, tomou posse no dia 29 de março de 1941, e juntamente com os demais companheiros foi considerado fundador.
O primeiro Conselho Diretor foi assim constituído: Presidente: Francisco Pereira de Castro; Secretário: Raphael Mauro; Tesoureiro: Estêvão Kiss; Diretor de Protocolo: José Romeiro Pereira.
O Rotary Club de Jundiaí tem promovido, em prol da comunidade, trabalho intenso e profícuo, participando com entusiasmo da criação e instalação da Escola SENAI de Jundial; da Escola Rotary, hoje denominada EMEB Rotary Club e da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Outras idéias nasceram dentro do clube, tais como, a Companhia Telefônica de  Jundiaí, o Clube Jundiaiense, o prédio próprio da Casa da Lavoura e Club de Jundiaí apóia a Associação de Educação do Homem de Amanhã de Jundiaí - EDHA - desde a sua fundação em 6 de fevereiro de 1979. Já passaram pela cerca de 9000 adolescentes, que realizaram o treinamento tendo em vista a profissional. Muitos desses jovens ocupam hoje posição de destaque na
são advogados, médicos, engenheiros, administradores. 
Desde março de 2007 a AEDHA desenvolve também o Programa de Aprendizagem em "Auxiliar Administrativo”, que consiste na formação técnica profissional metódica, em conformidade com a lei da Aprendizagem 10.097/00, garantindo além da oportunidade do primeiro emprego, a elevação do nível de escolaridade e uma melhor qualidade de vida para as famílias destes jovens assistidos.
Em 2002 a Guardinha, que tem sede em um prédio cedido em comodato pela Fundação Nossa Senhora do Desterro, reformou o prédio anexo, pertencente à mesma Fundação, adequando-o para o funcionamento de uma creche, que administrada pela Fundação atende uma parcela carente da comunidade e conta com
trabalho voluntário de pessoas da sociedade. O Companheiro Edvino Stasiak ocupa atualmente a presidência da Associação, função que também já foi desempenhada pelos membros de nosso clube como, Celso Frigeri, Gustavo Livio Fleury Charmillot, Paulo Santoro, Paulo Henrique Barbosa, Antônio Gum Filho, Antonio Salvador Soares e Jair Bertazzoni.
O Rotary Club de Jundial patrocina também, desde 1996, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) “Começar de Novo”. O objetivo deste NRDC, cuja implantação contou com trabalho intenso do companheiro Valério Delamanha, é dar apoio a pacientes com câncer de mama.
Em 2005 iniciamos o projeto Borda do Rio por iniciativa do Companheiro Julio Lamarca, projeto este que visava ao longo dos anos recuperar as margens do Rio Jundiaí em toda sua extensão dentro de nosso município. Atualmente, o projeto está sendo encampado pela Prefeitura do Município, com patrocínio de grandes empresas e no local teremos um dos maiores Parques lineares do País.
Fiéis ao lema “Dar de si antes de pensar em si”, os sócios do Rotary Club de Jundiaí estão aprimorando e intensificando seu programa de orientação vocacional “Ajudando a Decidir”, além de apoiar diversas outras entidades assistenciais de nossa comunidade, como o Centro de Atendimento à Síndrome de Down BEM-TE-VI, e se aproximando da Escola Rotary para ajudá-los em novas necessidades.
Justificando o seu histórico em pioneirismo, o Rotary Club de Jundiaí, em parceria com o Rotary Club de lllnau-Efretikon do Distrito 2000 da Suíça, concretizou junto à Fundação Rotária, um projeto de Subsídio Equivalente da ordem de US$ 25, 000. Este projeto contemplou a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, ATEAL, com uma unidade móvel para exames de Audiometria em comunidades
carentes.
Este é um pequeno resumo de nossa história e de nossos principais projetos. Muito já fizemos, mas muito há a fazer - e o Rotary Club de Jundiaí certamente fará!