Sobre o Rotary

O que é o Rotary

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 168 nações. Rotary é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os Sócio fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios.

Rotary International  é a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. O quadro social do RI não é composto de rotarianos e sim dos Rotary Clubs membros, que continuam desempenhando e cumprindo as obrigações impostas pelos documentos estatutários. Os propósitos do RI são incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

A sede mundial do Rotary fica na cidade de Evanston nos Estados Unidos. Lá, um Conselho Diretor, com uma estrutura parecida com a de um clube, também com mandato de um ano, emite diretrizes para os projetos de todos os clubes do mundo. Existem, atualmente, mais de 32.000 clubes de Rotary espalhados pelo mundo todo. Todos esses clubes estão agrupados em torno de DISTRITOS. Cada Distrito de Rotary possui uma estrutura parecida com a do clube, só que, em vez do principal mandatário ser chamado do Presidente, este é chamado de Governador do Distrito.
Existem, atualmente, cerca de 530 Distritos de Rotary no mundo todo.
O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas.



Objetivos do Rotary




O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
Terceiro: A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular;
Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. 


A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.
Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou. Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.
É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.
A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito. 

Avenidas de Serviço




As quatro Avenidas de Serviço foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI, na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos, Profissionais, à Comunidade e Internacionais em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra.


Entende-se por AVENIDAS DE SERVIÇO as quatro grande comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizado por Rotary, constante de seu objetivo.
Cada grande comissão, ou avenida, é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1 - a SOCIABILIDADE - Dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;
2 - a SINCERIDADE - Consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;
3 - a SOLIDARIEDADE - Amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público; e
4 - a FRATERNIDADE - Compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.


No Plano de Liderança de Clube, as Avenidas de Serviços (Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais) continuam sendo o centro dos trabalhos rotários, assegurando que os esforços de prestação de serviços do clube sejam equilibrados e em conformidade com o Objetivo do Rotary. As Avenidas de Serviços ajudam os Rotary Clubs a permanecer focados no principal propósito da organização, Dar de Si Antes de Pensar em Si. Os clubes devem definir metas anuais para atender a cada avenida de serviços. As necessidades operacionais dos clubes são tratadas pelas cinco comissões permanentes: administração de clube, relações públicas, admissão, Fundação Rotária e projetos de prestação de serviços.



Números do Rotary



 Números do Rotary no Brasil
 Número de clubes 2.284
 Número de rotarianos 51.696
 Número de rotarianas 9.403
 Número de distritos 38
 Rotaract Clubs 626
 Rotaractianos 14.766
 Interact Clubs 689
 Interactianos 15.847
 N.R.D.C. 264
 Sócios N.R.D.C. 6.072
 Números do Rotary no Mundo
 Número de Clubes no Mundo 33.117
 Número de Rotarianos no Mundo 1.223.658
 Rotarianas no Mundo187.457
 Numero de países e Regiões 207
 Número de Distritos Rotários 532
 Rotaract clubs 7.105 (em 163 paises)
 Rotaractianos 162.311
 Interact clubs 11.153 (em 121 paises)
 Interactianos  256.519
 N.R.D.C. 6.557 (em 73 paises)
 Sócios N.R.D.C. 150.811










Declaração para executivos e profissionais rotarianos

Como rotariano, no exercício de minha profissão ou na condução de meus negócios, devo observar as seguintes normas:
1)  considerar minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir;
2)  ser fiel à letra e ao espírito do código de ética de minha ocupação, às leis de meu país e ao padrão moral de minha comunidade;
3)  fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e para promover os mais altos padrões éticos no exercício da mesma;
4)  ser justo com meu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, o público e todos aqueles com os quais mantenho um relacionamento comercial ou profissional;
5)  reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis à sociedade, assim cmo a dignidade inerente às mesmas;
6)  oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender as necessidades especiais de outros e para melhorar a qualidade da vida em minha comunidade;
7)  ser honesto na propaganda que fizer, e em todas as apresentações ao público relativas a minha empresa ou profissão;
8)  não procurar obter de um rotariano, nem lhe outorgar, um privilégio ou uma vantagem que não sejam normalmente concedidos num relacionamento comercial ou profissional.





RYLA
Image

A cada ano, milhares de jovens mundialmente participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil). Pessoas entre 14 e 30 anos de idade comparecem gratuitamente a seminário, acampamento ou workshop com o objetivo de debater liderança e capacitar-se por meio de atividades práticas. Rotary Clubs e distritos selecionam os participantes e cuidam da programação.
RYLA procura:
- Ilustrar o respeito e preocupação do Rotary com a juventude
- Prover oportunidade de treinamento eficaz a seleto grupo de jovens e líderes em perspectiva
- Encorajar a liderança de jovens por jovens
- Reconhecer publicamente aqueles que prestam serviços às suas comunidades


RYLA foi adotado oficialmente pelo Rotary International em 1971. De rápida expansão e constituindo-se em um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, RYLA geralmente leva à formação ou fortalecimento de Rotaract Clubs e Interact Clubs, e participação em Intercâmbio de Jovens e Bolsas Educacionais. Contate o Rotary Club local ou a comissão distrital do RYLA para mais informações sobre o RYLA em sua área.


Rotaract Clubs
RotaractRotaract é um programa para pessoas entre 18 e 30 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços. Geralmente, os Rotaract Clubs são baseados na comunidade ou universidade. O patrocínio do Rotary torna-os verdadeiros parceiros no servir e componentes importantes da família rotária.


São clubes de jovens, criados pelo Rotary International e a ele subordinado. Data de 1968 e o seu objetivo, estatutos e regimento interno são semelhantes aos do Interact. O Rotaract pode também ser composto só de rapazes, só de moças, ou misto, a critério do clube patrocinador.
Por intermédio do programa, além de aumentar suas aptidões e conhecimento, rotaractianos contribuem também para aliviar as carências sociais e materiais das respectivas comunidades e, respaldados pela amizade e pelo desejo de servir, promovem a paz e compreensão internacional.
Rotaract efetua trabalho de base, tendo acesso aos diversos recursos disponibilizados pelo Rotary International e Fundação Rotária.
Rotaract se tornou um fenômeno internacional, de espantoso crescimento, constituindo-se em um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, contando atualmente com mais de 8.000 Rotaract Clubs em 155 países e regiões geográficas.
Rotaractianos com freqüência estão à frente da fundação de Interact Clubs e participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), além do Intercâmbio de Grupos de Estudos e das Bolsas Educacionais.
Contate o Rotary Club local ou a comissão distrital do Rotaract para mais informações sobre o Rotaract em sua área. Visite o fórum do Rotaract para manter-se informado ou conversar com outros rotaractianos a respeito de projetos e atividades.


Os rotaractianos não são considerados "rotarianos júniors" nem podem usar o nome e o emblema de Rotary. O Rotaract tem o seu emblema, bandeira, estatutos e regimento interno próprios, e as suas atividades, programas e projetos são sempre conduzidos em harmonia com as normas do Rotary International.


Seu lema: "Companheirismo através do serviço".



Interact Club
InteractInteract é um programa para adolescentes de 14 a 18 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços. Autônomos e financeiramente independentes, Interact Clubs são patrocinados individualmente por Rotary Clubs, os quais oferecem apoio e orientação. São clubes de jovens que estejam cursando qualquer um dos quatro anos escolares precedentes ao nível universitário, com a faixa etária de 14 a 18 anos. O Interact pode ser composto só de rapazes, só de moças, ou misto, a critério do Rotary Club patrocinador.


Os quadros sociais variam bastante, inclusive quanto ao número de sócios e sexo dos integrantes, sendo constituídos por estudantes de uma única escola ou duas ou mais escolas na mesma comunidade.
Interact Clubs devem completar pelo menos dois projetos de prestação de serviços anualmente, um dos quais promovendo a compreensão internacional e boa vontade. Por meio dos projetos, interactianos estabelecem relacionamentos com clubes locais e no exterior, desenvolvem habilidades de liderança e aprendem o valor do trabalho.
O Interact se tornou um fenômeno mundial, de rápido crescimento, dispondo de um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, com mais de 10.700 clubes abrangendo cerca de 109 países e áreas geográficas.
Interactianos muitas vezes motivam a fundação de Rotaract Clubs e participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), além do Intercâmbio de Jovens e das Bolsas Educacionais.


Sempre que possível, o Interact deve ser ligado a um estabelecimento de ensino, e como tal sujeito à supervisão não só do clube patrocinador como também da escola que o abriga. As atividades, projetos e programas do interact são sempre conduzidos em harmonia com as normas de Rotary International. Os interactianos não são considerados "rotarianos júniors", nem tampouco podem usar o emblema rotário.


O Interact tem o seu emblema, bandeira, estatutos e regimento interno próprios. Tem por objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de trabalharem juntos, em uma associação mundial dedicada à prestação de serviços e à compreensão internacional.


Visa também a reconhecer e desenvolver a capacidade de liderança e de integridade pessoal; incentivar e por em prática o espírito de altruísmo e de ajuda ao próximo; conscientizar os jovens sobre a importância do lar e da família, criar o respeito pelos direitos dos outros, reconhecendo o valor de cada indivíduo; dar ênfase à responsabilidade pessoal, ao melhoramento da comunidade e às realizações de grupo; reconhecer a dignidade e o mérito de todas as ocupações úteis e as oportunidades de prestar serviço à sociedade; oferecer oportunidades para maior conhecimento e compreensão dos assuntos comunitários, nacionais e mundiais, e canalizar as ações pessoais e de grupo de aprimoramento da compreensão internacional e da boa vontade entre todos os povos.


Contate o Rotary Club, presidente da comissão distrital do Interact ou presidente do Interact Club local para mais informações sobre o programa em sua área.





Você sabia ?
A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.


A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.


A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...


TUDO BEM!


O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.


Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.